Universalismo

Universalismo

U N I V E R S A L I S MO CONSCIENCIAL, a Nova Era em Ação

TODOS SOMOS UM
Universalmente,
todos nós, somos UM, cada qual dependente e ligado ao outro por um laço que nos
torna verdadeiros irmãos, simplesmente porque aquilo que tenho e aquilo que
posso produzir ou fazer não é somente para mim, mas para benefícios dos outros,
do próximo.
Por
conseguinte, a sua existência depende de meus esforços e a minha dos seus e
ambos dependemos daquilo que todos os outros fazem.
Assim, compreendemos que sem a existência de outros
torna-se difícil a sobrevivência porque a nossa decantada “ individualidade” ou
“independência” não é real.
Cada um de nós é verdadeiramente o “guardião de seu
irmão”. Imagine quantas mentes, habilidades, profissões e empreendimentos são
necessários para nos suprir das utilidades materiais e facilidades da vida.
Olhe ao seu redor. A
cadeira que senta, o jornal que lê, a luz que está ao seu dispor, a madeira e
os outros materiais que constituem a casa que habita – tudo isso nos é
necessário e nos foi proporcionado pela contribuição dos outros e, a menos que
cada um de nós esteja contribuindo para aquilo que necessitam os OUTROS, nossas
vidas são inúteis e não estamos cumprindo o nosso dever.
Compreendendo a vida
dessa forma eliminamos nosso EU MATERIAL e pensamos somente na parte de nós
mesmo, A QUE PERTENCE A OUTROS.
Vejamos, pois, se
tenho excepcional habilidade para esculpir na madeira, essa habilidade pertence
a outros que dela necessitam. Se tenho talento incomum para projetar
maquinaria, esse talento pertence a outros e não se destina apenas a mim.
Aquilo que constitui
a melhor parte do Homem e aquilo que me faz “alguém” em minha própria
apreciação, é justamente o que não me pertence de modo algum, mas, sim a todos
os outros.
Destarte, chegaremos
a nos considerar, não como personalidades individuais, mas como partes
componentes da massa total da civilização humana; cada membro da mesma depende
dos outros naquilo que é necessário à sobrevivência.
Por isso é
importante esquecer o “EGO” materialista, deixando de pensar tão somente em si
mesmo, apenas como também pertencendo a todos. Então, passará a compreender os
problemas, as necessidades e os desejos de si e dos outros.

▲▼▲
==========================================
................................ R E F L E X Ã O.....
...............................O P E N S A M E N T O.............
O Homem ou a mulher é o que pensa!
Se
você insiste em pensar no mal, na dor, na doença, você os atrairá para si.
Pense
na saúde, na alegria, na prosperidade e sua vida tomará novo rumo, mesmo diante
do que está passando.
Afirme
sempre que é feliz, que as dores tendem a diminuir e a sua saúde se consolida
cada vez mais, e a felicidade por fim bate a sua porta.
◄▲►
OBS : NAVEGUE PELOS PORTAIS AO LADO E OBSERVE A
SUBLIMIDADE DE CONHECIMENTO QUE CADA FILOSOFIA OU RELIGIÃO OFERECE AO BUSCADOR
DA VERDADE.




domingo, 19 de junho de 2011

ATO DE AMOR



Desde algum tempo atrás, vimos passando por um processo cada vez mais acelerado, de grande mudanças, quer social, mental, filosófico, econômico ou religioso.

Talvez, por isso nossa humanidade, pouco e pouco vai  assumindo u'a melhor postura mental, à compreensão de sua origem como criatura (O Ser) e a suprema inteligência que o gerou (Deus).

Muitas são as escolas, correntes de pensamentos filosóficos ou religiosos que se propuseram a esse labor. Contudo, a maioria ainda declina em favor de um religiosismo onde impera o “Eu sei" ou "Eu tenho a Verdade", a respeito de Deus.

Há muito chegou a hora da união em prol de um único pensamento na defesa dos princípios sagrados de todas as religiões, seitas, fraternidades, e organizações afins, respeitando com ênfase, principalmente, o que está por trás de seus simbolismos, até porque, todos, em seus postulados básicos, visam o bem estar do Ser  humano.
       Se fosse possível conceituar o que seja religião, poderia ser dito que a verdadeira interpretação teria que começar considerando Deus, o “AMOR” e a religião como um "Ato de AMOR".

O ser humano, através das eras, quando pensou em religião, corroborou a existência de algo absolutamente divino ou superior a tudo, o Deus único.

O mais insigne mestre de todas as eras Jesus, ratificou essa existência ao ensinar o “Amar  a Deus sobre todas as coisas” e por consequinte para alcançá-lo teria que ser pelo amor.

O divino mestre, contudo, notando a fraqueza humana, lembrou o grande ensinamento, exortando: “Ama a teu próximo como a ti mesmo”, como a grande chave para amar a Deus.

Se fosse possível atribuir a existência de alguma religião à Jesus, esta poderia ser denominada de  “Ato Amor ". Assim por esse pensamento, modernamente , todas as religiões são divinas uma vez que Deus vê todos o seres humanos espalhados por todas as religiões da orbe, cada um na escola que melhor está de acordo com o seu grau evolutivo, conquistado através de toda uma vida universal.

Diante dessa assertiva, não há diversas religiões. Ela é uma só, assim como a matemática é uma só e a ciência é uma só.

E como a matemática é usada por pessoas atrasadas e por pessoas adiantadas, cada uma resolvendo seu problema de acordo com o conhecimento que tem, também, cada ser humano resolve seus pendores espirituais através do canal religioso que professa, de acordo com o conhecimento que vem adquirindo nele, e na grande escola, que é a vida.

Os caminhos para Deus são diversos, mas única é a sua luz a iluminar a compreensão espiritual e o amor que cada um consegue expressar nos diversos setores da vida. É tudo uma questão de uso do livre arbítrio, a escolha do caminho para ser ou não ser. O mais importante é que isso o torne alguém mais útil, tolerante e pacífico, ou seja, modifique sua conduta para melhor.

- o Ψ o –

REFLEXÃO : Tudo poderia ser melhor na vida, se primeiramente, o ser humano diante de uma relação pessoal, decidisse ser  indulgente, principalmente quanto a compreensão que o próximo tenha do seu "DEUS e sua Religiosidade". Isso seria    " ATO  DE  AMOR"
Fr.'. Issha


R E F L E X Ã O

É comum, por vezes, o ato da Reflexão ser entendido como sendo o do pensamento. Contudo, para não adentrarmos em alguma espécie de discussão filosófica, procuremos apreciar o tema sob uma  outra ótica.

Tudo começa no mundo das Idéias. Nossa consciência em dado momento se excita tornando-se ativa para captar a inspiração, então, surge o insight, aquele estalo, o lampejo, o Fiat lux, e o homem, a exemplo de Diógenes, da Grécia, brada triunfantemente: Eureka! Eureka! ou simplesmente Achei, É isso, Tive uma idéia.

Ela começa a se expandir produzindo as indagações. Nascem os pensamentos. E a mente precisa escoltá-los à realidade do que fazer, organizando-os passo à passo. Éa Reflexão.

Excluindo desse pequeno ensaio o aspecto da ciência Física, passemos a considerar a REFLEXÃO sob o prisma Psicológico, Filosófico e Prático.

Assim, alguns dicionários definem a Reflexão como:

A reflexão vista por um ângulo Filosófico é o movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se e indagar como é possível o próprio pensamento, sempre interrogando os Porquês.

Do ponto de vista Psicológico a reflexão nos faz compreender que não somos, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, exprimindo essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.

É pela Reflexão que aprendemos, o que pensar, falar e agir, uma vez que essas indagações podem muito bem nos responder sobre a essência,  significação ou a estrutura e a origem de todas as coisas, a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir.

Mas, de que Forma Prática pode, a Reflexão, ser tão Importante para o Ser Humano?
Buscando alcançar entendimento dos melhores conselhos práticos pra se viver, podemos enfatizar o tema preconizado pelo mestre Jesus:

ORAI e VIGIAI “ , como dois grandes pilares de defesa e auxílio para realização humana.
Buscai Primeiramente o Reino do Céu que o Resto Vos Será Dado Por Acréscimo”.
O Divino Mestre enfatiza aqui, que em tudo deve ser buscado o lado reto, correto e legal das coisas, uma vez que o seu reino é do Grande Bem, o Summum Bonnus. Mas como fazer essa busca? A final o que é o Bem, o que é o Mal? Por isso, diz ele, orar é imprescindível, para que sejamos inspirados com as idéias edificantes que necessitamos para viver. Porque orar entre tantas outras utilidades essenciais do homem, é a oportunidade que ele tem para expandir sua mente e consciência em direção ao arquivo universal divino donde promana toda a sabedoria.

Orar é pois canalizar o Deus de nosso  coração em todas as manifestações que necessitamos,buscando a sua sabedoria.

Mas, não basta tão somente Orar, é preciso saber o que fazer com a inspiração que recebemos, administrá-la. É aqui que começa a Reflexão. Necessário, pois, se faz que se reflita sobre cada pensamento gerado pelas idéias alcançadas a fim de que possamos escolher com sabedoria o que fazer.
               
O ato da Reflexão é uma verdadeira vigilância, uma defesa, a ponte segura que nos faz transpor com segurança, as nossas indecisões.

Quantas e tantas vezes somos vergastados na relação humana do dia a dia, para que decidamos sobre o que fazer sobre este ou aquele problema. E o que fazer diante dessa circunstância?

Orar com fé, certamente é o primeiro passo, mas fazer uma Reflexão profunda sobre os pensamentos do problema ou da solução pretendida, tendo o cuidado de separar os prós e os contras, o joio do trigo, o que é positivo ou negativo, é a Grande Chave.

Dessa forma, com esse procedimento, Orando e Refletindo, o sucesso é inevitável e você estará protegido sempre contra qualquer embuste que lhe possa querer envolver, simplesmente porque você, Orou e Vigiou.

 - o Ψ o -

REFLEXÃO :  Se responderes ao teu interlocutor que vais refletir sobre tua resposta, pelo menos por algum momento, mesmo que estejas certo dela, jamais te arrependerás. Na dúvida não decida jamais. E momentos de Felicidade sorrirão para ti.




             - o Ψ o -

O QUE É FRATERNIDADE E HOLISMO, AS FERRAMENTAS DO UNIVERSALISMO


FRATERNIDADE  E  HOLISMO, AS FERRAMENTAS DO UNIVERSALISMO

Para que melhor se compreenda o Universalismo, mister se faz que primeiramente saibamos o significado de sua composição:

FRATERNIDADE : do latim fraternitate – significa "irmandade ou União de seres humanos que se tratam por irmãos, desenvolvendo por consequinte um sentimento de irmandade entre si, cuja convivência os levam a realização de um determinado objetivo para o bem estar pessoal e geral.

O Cristianismo fundamentou-a através do preceito da caridade, inculcando o amor a todos os homens, mesmo aos inimigos, já que todos descendem, pela criação, de um mesmo pai, Deus.

E esse sentido de fraternidade é expresso no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem quando afirma: “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Desde a Antiguidade, existe idéia de que todos os homens fazem parte de uma grande família.

Sêneca, o filósofo, dizia que "A natureza fez de nós uma família" e Marco Aurélio que "O universo é como uma cidade". Os ideais da Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – nada mais são do que a laicização de uma idéia-força tipicamente cristã.

Na sua pessoa, doutrina e ação, Jesus, o Cristo, veio revelar e tornar possível a fraternidade num grau insustentável: nele foi dado a conhecer aos homens, serem eles chamados a uma verdadeira e sublime fraternidade, a de filhos do mesmo Pai celeste.
               
Nesse sentido fraternal, seja qual for a condição em que nos encontramos, podemos estender os braços aos nossos semelhantes, através da compreensão e do auxílio mútuo. O apóstolo não nos diz: "Sede todos da mesma altura", mas sim: "Sede todos fraternalmente unidos". Não nos exige, pois, o Evangelho que venhamos a ser censores ou escravos uns dos outros, e, sim, nos exorta a que sejamos irmãos.

A verdadeira fraternidade é um reflexo do caráter e da personalidade do ser humano que Conecta o seu cérebro às ondas mais elevadas do conhecimento superior para ter como conseqüência, ações cada vez mais voltadas para o bem geral.

- o O o -

HOLISMO : Origina-se do grego holos, que significa TODO. E está subjacente a várias concepções filosóficas ao longo de toda a evolução do pensamento humano.

No século VI antes de Jesus, o filósofo Heráclito de Éfeso já dizia “ A Parte é diferente do Todo, mas também é o mesmo que o Todo. A essência é o Todo e a Parte.

Em verdade, Partes e Todo em sentido absoluto não existem. Tudo o que há na natureza, seja homem, um minúsculo inseto, uma molécula ou até mesmo as grandiosas galáxias que brilham na noite, são considerados todos, em relação às suas partes constituintes, mas também são partes de todos maiores. E tudo isso, Todos e Partes, estão interligados, são interdependentes, numa totalidade harmônica e funcional, numa perpétua oscilação onde os Todos e as Partes se esclarecem mutuamente. “ DEUS É O TODO, E SUA CRIAÇÃO O TUDO”.

O Holísmo não é uma ciência, nem uma filosofia. Não é uma religião nem uma disciplina mística. Também não constitui um paradigma científico.

É tão somente uma visão diferente de ver o mundo. O Holismo basicamente é uma atitude diante da realidade, uma forma de ver e compreender o mundo, um espaço onde é permitido o intercâmbio dinâmico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições Espirituais ou Religiosas, sendo exatamente esse intercâmbio a que se propõe como uma das mais criativas formas de enfrentamento dos desafios em mais este século.

                Em verdade, o Holismo NÃO JUNTA, NÃO SEPARA, MAS CORRELACIONA tudo para um melhor entendimento.

                Sendo uma atitude diante da vida, uma forma de compreender e de estar no mundo, o pensamento Holístico permeia todos os níveis de atuação do indivíduo. Admite todas as religiões. Admite todos os sistemas filosóficos. Mas não os mescla, não os mistura. Respeita o que cada um tem de importante e entende que a diversidade é não somente aceitável como até recomendável e essencial para a riqueza e fertilização do pensamento. Não exclui, não condena, não separa. Não nega nem afirma. Trata, tão somente de construir pontes, de estabelecer nexos e correlações entre campos até então considerados inconciliáveis como entre a ciência e a religião, a Arte e a Filosofia.

                Considera, pois que em cada coisa está representado o TODO e que este transcende a simples soma de suas partes.

A COMPREENSÃO

                Como se depreende dos textos, as pessoas se reúnem em fraternidade para a consecução de um fim nobre, altruísta de natureza coletiva, indo de encontro ao caráter universalista do holismo, que sem procurar impor ou modificar pensamentos, prima pela compreensão de um bem comum.

                Essa ligação dos sentidos dos textos, indicam obviamente, portanto, uma complementação, para que juntos em definição e conceito, se alcance um ideal no pensar e sentir da natureza humana, para melhor se compreenderem e por fim se amarem UNIVERSALMENTE. Assim é o UNIVERSALISMO.


- o O o -

REFLEXÃO : Se você decidiu ser nessa vida, Uma parte integrante e consciente do TODO, desse Deus que tudo abrange em cuja absolutabilidade encontramos a PAZ, o AMOR e HARMONIA da vida, Então realiza-a, imediatamente.

                “ Não deixe para depois o que pode fazer logo", e comece a ser feliz.

                                                                                                                                                                                    

PROJETO UNIVERSALISMO FRATERNO


O Projeto UNIVERSALISMO FRATERNO é um ideal  de fraternidade em favor da PAZ MUNDIAL. Tem por objetivo contribuir para a expansão do Universalismo em nosso plano terreno, por meio da "Unificação e Compreensão do Conhecimento Intelectual e Espiritual” preconizado pelas correntes do pensamento religioso, místico, filosófico e científico.


Essa proposta visa unir o gênero humano, sem distinções de credos, raças, cor, posição social ou doutrina que possam professar, numa atitude global de aproveitamento de tudo aquilo que as vertentes do conhecimento trazem para o bem da humanidade.

Evangélicos, Católicos, Espíritas, Budistas, Hinduístas, Muçulmanos, Rosacruzes,  Teosofistas, Umbandistas, Maçons,  enfim, todos os “segmentos e  afluentes do conhecimento" são benvindos, deixando de lado as controvérsias, que os afastam atualmente da possibilidade de amarem-se uns aos outros, e assim aproveitarem a oportunidade para se tornarem mais fraterno.

Que esse esforço fraterno Universalista possa proporcionar para todo o gênero humano o despertar da importância e a beleza que se encontram encerradas em todas as religiões, em todas as doutrinas, filosofias e conhecimento existentes no Universo.

Este projeto se propõe, portanto a conscientizar os seres humanos deste planeta a viverem os ideais holísticos de fraternidade, exemplificados pelo augusto mestre JESUS, o Cristo e seus prepostos: Krishna, Hermes, Buda, Moisés, Sócrates,Fo-Hi, Zoroastro, Confúcio, Francisco de Assis e tantos outros, que nos servem de modelo ou paradigma universal.
E X O R T A ÇÃ O

Irmãos e irmãs, unamo-nos em prol da Universalização Fraterna ou Unificação de nossas atitudes quanto a compreensão de que somente pela reunião das religiões e filosofias sob uma só bandeira, a do Amor, é possível praticar a Fé, Esperança e Caridade, em seu sentido mais amplo e assim vencermos a  luta contra nossas imperfeições.

Pratiquemos esse esforço para que assim possamos vivenciar a verdadeira fraternidade !

Crede, chegou a hora, os tempos são chegados e os sinais estão por toda parte. É toda uma humanidade que está se transformando! É todo um planeta se unificando para uma evolução regeneradora propagada pelos “IRMÃOS DE LUZ”, nossos mentores ESPIRITUAIS! É a nossa vez de participar  desse ideal universalista, integrando-nos nessa SUBLIME EMPREITADA : Em casa! No trabalho! Na rua! No clube! No mundo! No Universo!

Decidamos, por  fim, por uma nova atitude diante desta realidade, adotando uma nova forma de ver, agir e compreender o mundo, sem separativismo e assim cumprir com a sagrada missão que nos foi confiada cosmicamente, ao nascer: ...a de ser feliz e tornar outros felizes! Trabalhando em fim pela PAZ MUNDIAL.

         Tudo na vida tende a ser harmonioso, unificado, porque assim se nos apresenta o CÓSMICO no exercício de suas leis emanadas por Deus, o TODO, uma vez que tudo dele procede, por ser a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas, que por ser soberanamente justo é acima de tudo AMOR.    




“ QUE  BRILHE  A VOSSA LUZ, 
PARA QUE OS HOMENS VENDO AS VOSSAS OBRAS, 
GLORIFIQUEM O PAI “ Jesus

PROJETO UNIVERSALISMO, apóia-se no ESTUDO E PESQUISA:

·         Dos Princípios Evangelicos do Mestre Jesus;
·      Da Doutrina Espírita, ditada pelos Orientadores Espirituais da Humanidade;
·         Dos Ensinamentos Rosacruzes, Teosóficos e Judaicos;
·         Demais informações esclarecedoras do Conhecimento Científico-Filosófico-Espiritual, preconizado pelos mestres da Sabedoria Universal, quer do Oriente ou do Ocidente, e seus prepostos, a exemplo de: Ramatis, Akenaton, Emanoel, André Luiz, H. Spencer Lewis e outros.



 O  PASSADO  É  UM  ARQUIVO, O FUTURO UMA ESPERANÇA. SOMENTE O PRESENTE É REAL. PORTANTO:
" NÃO  DEIXES  PARA  DEPOIS  O  QUE  PODES  FAZER LOGO "
Contato: issha1@hotmail.com

             issha2@gmail.com
             issha@ibest.com.br



- o Ψ o -






O QUE É UNIVERSALISMO FRATERNO






            O UNIVERSALISMO FRATERNO  tem na sua formação os conceitos do que seja Universalismo propriamente dito e Fraternidade:

UNIVERSALISMO:

            Este pode ser entendido de várias formas, na conformidade com o pensamento que se deseja aplicar. Assim vamos encontrar as mais diversas denominações ( Universalismo Espiritual, Universalismo Cristão, etc...).
            Contudo, para nossa finalidade podemos entendê-lo como sendo uma forma de pensamento visando a compreensão do conhecimento intelectual e espiritual unificado, preconizado  pelas correntes religiosas, filosóficas e científicas na consecução de um bem comum da humanidade.

 FRATERNIDADE:
De igual modo uma definição de fraternidade não poderia deixar de ser ao mesmo tempo significativa e de abrangência suficiente para incluir todos os tipos conhecidos de fraternidade.
Assim, por definição natural, fraternidade é a reunião de pessoas que se reúnem para a consecução de um fim nobre, altruista de natureza coletiva.

UNIVERSALISMO FRATERNO

            O Universalismo Fraterno é uma proposta de atitude, visando a união do gênero humano, sem distinções de credos, raças, cor, posição social ou doutrina que possam professar, numa atitude global em prol do aproveitamento de tudo aquilo que as vertentes do conhecimento (religioso, filosófico, científico e doutrinário) trazem para o bem da humanidade, deixando de lado as suas controvérsias e polemicas, proporcionando assim o despertar no homem, a importância e beleza existentes em todas aquelas vertentes do conhecimento.

            Produz um sentimento de unidade entre tudo e entre todos, cuja sabedoria permite compartilhar os mais diversos ensinamentos com outrem na oportunidade de procurar aprender sempre.

            Por essa conscientização torna-se acessível a todos um ideal místico de fraternidade, tão bem exemplificado pelo augusto e iluminado Aknaton, faraó do Egito, quando a 1.350anos A.C. já manifestava para o mundo a crença no Deus único e posteriormente Jesus, o cristo e seus prepostos: Krisna, Hermes, Buda, Moisés, Sócrates, Fo-hi, Zoroastro, Confúcio, Maomé e tantos outros que nos servem de modelo ou paradigma universal.

            Tem como corolários o ecletismo, o ecumenismo, o pluralismo, o holismo, a multidisciplinaridade, a transdisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a cidadania planetária e cósmica. Simpatiza com a Psicologia transpessoal.

Manifesta que :
            “Deus é o TODO e que TUDO vem de DEUS”, que é a INTELIGÊNCIA SUPREMA, e CAUSA PRIMÁRIA de todas as coisas, que é acima de Tudo, AMOR.
            Apoia-se no estudo e Pesquisa:
           -          Dos Princípios Cristãos expostos no Evangelho do Mestre Jesus, como código de moral sublime;
-          Dos Ensinamentos Místicos Rosacruzes;
-          Do Hermetismo; Judaismo, Islamismo, Budismo, Teosófico e 
            Baha'istas;
-    Do Conhecimento Científico-Espiritual Ocidental e Oriental, preconizado pelos mestres da sabedoria Universal e seus prepostos: Ramatís, Emanoel, Akenaton, André Luiz, H.Spencer Lewis, e outros.

            Opõe-se a posturas polêmicas:
De sectarismo, exclusivismo, fanatismo e maniqueísmo. Valorizando a liberdade de expressão, discernimento e dialética. Não sustenta detenção de posse da verdade relativa e/ou absoluta sob qualquer desculpa, justificativa ou alegação.

            Parte dos seguintes Pressupostos:
As religiões, seitas e escolas filosóficas são criações do gênero humano e não imposições de Deus ou de qualquer  espírito;
            Não existe corrente de pensamento a monopolizar as verdades relativas ou absolutas de ponta;
Há caminhos verdadeiros e diferentes para se atingir a evolução espiritual, dentro e fora de qualquer credo ou doutrina;
            Importa-se com a conduta amorosa e fraterna do homem do que com a ideologia, cosmogonia, fé ou organização religiosa (ou congênere) escolhidas;
            Admite que todas as contribuições ao esclarecimento espiritual e consciencial são válidas e relevantes, merecendo o devido respeito e apreciação não preconceituosas.

            São suas principais ferramentas de trabalho: BENEVOLÊNCIA, INDULGÊNCIA E PERDÃO.

            Por isso, o adepto do Universalismo Fraterno, diz Ramatís, estuda e aplica seus conhecimentos  servindo-se do ambiente do Templo Evangélico, a abóbada da Igreja Católica, da mesa branca dos Tatwas Esotéricos, os salões dos Teosofistas, o labor fraternista Rosacruz, o acampamento Krisnamurtiano, a penumbra das Sessões Espíritas, o canto do Salvacionista nas praças públicas, o cântico Umbandista, as posturas Mulçumanas, os lamentos Mosaístas, a fé Budista, a meditação Yoga, o sicronismo dos Cenáculos ou as estrofes mantrânicas dos Iniciados.

            O Universalismo Fraterno, por fim é uma atitude diante da realidade da vida, empregando uma nova forma de ver, agir e compreender o mundo, pela adoção de princípios morais elevados, como forma de alcançar sua evolução pessoal e contribuir para a purificação planetária como metas a serem alcançadas no alvorecer de uma nova era que já começa a ser  vivida, cumprindo assim com a sagrada missão que a todos foi confiada cosmicamente ao nascer: a de ser feliz ajudando  outros a serem felizes.



 " QUE  BRILHE  A  VOSSA  LUZ,
    PARA QUE OS HOMENS VENDO
    AS  VOSSAS OBRAS, GLORIFIQUEM
    O PAI ". 
                                                Jesus
 
- o Ψ o -