Desde algum tempo atrás, vimos passando por um processo cada vez mais acelerado, de grande mudanças, quer social, mental, filosófico, econômico ou religioso.
Talvez, por isso nossa humanidade, pouco e pouco vai assumindo u'a melhor postura mental, à compreensão de sua origem como criatura (O Ser) e a suprema inteligência que o gerou (Deus).
Muitas são as escolas, correntes de pensamentos filosóficos ou religiosos que se propuseram a esse labor. Contudo, a maioria ainda declina em favor de um religiosismo onde impera o “Eu sei" ou "Eu tenho a Verdade", a respeito de Deus.
Há muito chegou a hora da união em prol de um único pensamento na defesa dos princípios sagrados de todas as religiões, seitas, fraternidades, e organizações afins, respeitando com ênfase, principalmente, o que está por trás de seus simbolismos, até porque, todos, em seus postulados básicos, visam o bem estar do Ser humano.
Se fosse possível conceituar o que seja religião, poderia ser dito que a verdadeira interpretação teria que começar considerando Deus, o “AMOR” e a religião como um "Ato de AMOR".
O ser humano, através das eras, quando pensou em religião, corroborou a existência de algo absolutamente divino ou superior a tudo, o Deus único.
O mais insigne mestre de todas as eras Jesus, ratificou essa existência ao ensinar o “Amar a Deus sobre todas as coisas” e por consequinte para alcançá-lo teria que ser pelo amor.
O divino mestre, contudo, notando a fraqueza humana, lembrou o grande ensinamento, exortando: “Ama a teu próximo como a ti mesmo”, como a grande chave para amar a Deus.
Se fosse possível atribuir a existência de alguma religião à Jesus, esta poderia ser denominada de “Ato Amor ". Assim por esse pensamento, modernamente , todas as religiões são divinas uma vez que Deus vê todos o seres humanos espalhados por todas as religiões da orbe, cada um na escola que melhor está de acordo com o seu grau evolutivo, conquistado através de toda uma vida universal.
Diante dessa assertiva, não há diversas religiões. Ela é uma só, assim como a matemática é uma só e a ciência é uma só.
E como a matemática é usada por pessoas atrasadas e por pessoas adiantadas, cada uma resolvendo seu problema de acordo com o conhecimento que tem, também, cada ser humano resolve seus pendores espirituais através do canal religioso que professa, de acordo com o conhecimento que vem adquirindo nele, e na grande escola, que é a vida.
Os caminhos para Deus são diversos, mas única é a sua luz a iluminar a compreensão espiritual e o amor que cada um consegue expressar nos diversos setores da vida. É tudo uma questão de uso do livre arbítrio, a escolha do caminho para ser ou não ser. O mais importante é que isso o torne alguém mais útil, tolerante e pacífico, ou seja, modifique sua conduta para melhor.
- o Ψ o –
REFLEXÃO : Tudo poderia ser melhor na vida, se primeiramente, o ser humano diante de uma relação pessoal, decidisse ser indulgente, principalmente quanto a compreensão que o próximo tenha do seu "DEUS e sua Religiosidade". Isso seria " ATO DE AMOR"
Fr.'. Issha