De acordo com os ensinamentos bahá'ís, o propósito da existência física é o do desenvolvimento de virtudes ou qualidades espirituais, tais como a bondade, justiça, honestidade, veracidade, compaixão, cortesia, entre outros. Essas perfeições simbolizam o verdadeiro dom da natureza humana, assim como a natureza de uma planta é crescer, buscar o sol, a natureza humana é amar, buscar a Deus.
Abdu'l-Bahá explica que assim como um embrião no ventre materno desenvolve seus membros e sentidos para preparar-se para este mundo material, mesmo que não compreenda qual o motivo desse desenvolvimento. Da mesma maneira, neste mundo contingente podemos não compreender exatamente a importância do desenvolvimento espiritual.
O desenvolvimento dessas qualidades espirituais podem ser adquiridos seguindo os Ensinamentos e Leis dos Manifestantes de Deus. Os bahá'ís acreditam que todos devem se voltar a Bahá'u'lláh nesta época.
Dou testemunho, ó meu Deus, de que Tu me criaste para Te conhecer e adorar. Confesso, neste momento, minha incapacidade e Teu poder, minha pobreza e Tua riqueza.
Não há outro Deus além de ti, o Amparo no Perigo, O que subsiste por Si próprio.[6]
|
— Bahá'u'lláh
|
Segundo a Fé Bahá´í a alma como sendo imortal, após sua separação com o corpo, continuará a desenvolver-se eternamente através dos mundos espirituais de Deus até que atinja Sua presença. O estado da alma após a morte dependerá das realizações feitas por ela durante este mundo material.
A outra idéia, da qual se apóia os ensinamentos místicos bahá'ís, é que um reino é incapaz de compreender outro superior, ou seja, o ser humano é incapaz de compreender a realidade espiritual, do mesmo modo que um animal não pode compreender o ser humano, e a planta compreender o animal. Sendo dotados essencialmente de uma alma ou espírito racional, o ser humano é capaz de abranger todos os reinos abaixo, possuindo poder de desvendar as realidades físicas como na ciência, em compreensão abrangendo parte do mundo material - seu poder de desvendar também as realidades espirituais é devido ao desenvolvimento espiritual (através das virtudes), desse modo, seu não-desenvolvimento implica uma compreensão inferior do mundo espiritual, relevando a idéia de que todas as coisas evoluem eternamente.
Sabe tu, em verdade - a alma depois da sua separação do corpo, continuará a progredir até que atinja a Presença de Deus, num estado e condição que nem a revolução dos tempos e séculos mudará, nem os acasos, e as vicissitudes deste mundo poderão alterar.
|
— Bahá´u´lláh
|